O programa +PERTO foi apresentado no dia 3 de março no FAST TRACK, programa que une especialistas da área da Inovação e da Saúde numa experiência de criação colaborativa.
O programa é coordenado pela Universidade de Évora, um dos hubs regionais
do EIT Health em Portugal, em parceria com o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE.

Neste iniciativa foram selecionados 50 participantes de norte a sul do país para desenvolverem, durante 8 meses, soluções específicas em contexto hospitalar, em articulação com especialistas da área.
Os participantes vão explorar problemas de organizações de saúde, conhecer a fundo as principais necessidades dos atores deste setor, e trabalhar em conjunto no desenvolvimento de vias rápidas ou “vias verdes” (fast tracks) para a resolução desses problemas. Será seguida uma metodologia baseada num processo de Design Thinking especificamente estruturado para este projeto. A metodologia integra os princípios do Biodesign, validado pela Universidade de Stanford, aplicados à área de Inovação Aberta e da Inteligência Colaborativa.
CONTEXTO DO PROGRAMA FAST TRACK
Os hospitais são instituições propícias ao desenvolvimento de soluções inovadoras, tanto pelas necessidades identificadas pelos seus profissionais, como por ser um local de validação e implementação de novos produtos e serviços. Em Portugal, a colaboração destas entidades com outras organizações, como universidades ou incubadoras de ciência e tecnologia, tem sido apontada como um importante catalisador para o aparecimento sustentável de novas soluções. No entanto, a inconsistência dos modelos de promoção da inovação não reflete o potencial que estas entidades têm.
Na busca emergente de respostas cada vez mais eficientes, este projeto foi concebido para promover a Inovação Aberta em contexto hospitalar. Inovação Aberta, ou Open Innovation, é um termo criado em 2003 para as indústrias e organizações que promovem ideias, pensamentos e processos abertos, como estratégia para melhorar os seus produtos e serviços. Este paradigma assume que as organizações podem aumentar a eficiência e reforçar o seu valor, convergindo o posicionamento interno com ideias externas.
O Programa Fast Track convida pessoas que trabalham na área da Inovação e/ou saúde para fazer parte de uma experiência de criação colaborativa. Neste pro- grama, pretende-se que os participantes possam explorar problemas de organizações de saúde específicas, conheçam os principais atores deste setor, e trabalhem em conjunto no desenvolvimento de “vias rápidas” (fast tracks) para a resolução desses problemas.
PARTICIPAÇÃO +PERTO

O +PERTO foi apresentado, numa perspetiva de partilha de boas práticas de soluções tecnológicas inovadoras na área dos cuidados de saúde, pelo Tiago Araújo. Esta apresentação foi muito bem recebida por parte dos participantes devido ao seu caráter inovador e revolucionário, centrado e focado nos utilizadores, profissionais de saúde e instituições.
Esta participação, permitiu ainda apresentar o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa EPE e todo o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos em busca da oferta de serviços de saúde inovadores às populações, de forma a aumentar a proximidade, acompanhamento e satisfação.