VENCEDOR PRÉMIO HINTT 2022

Programa +PERTO é vencedor do Prémio HINTT – Health Intelligent Talks & Trends, promovido pela GLINTT, na categoria Clinical Outcomes.

O HINTT é um evento anual subordinado à área da Saúde, que visa ser uma ação de partilha de conhecimento e reflexão do futuro do estado de saúde, a nível nacional e internacional, tendo como foco o cidadão e a tecnologia. Enquanto “montra” de projetos de referência a nível nacional, permite que as instituições e as equipas partilhem entre si ideias que podem resultar em novos projetos ou novos modelos de implementação das soluções propostas, garantindo um maior impacto, tanto para as entidades de saúde como para os utentes.

Tiago Araújo, Olga Ribeiro e Elsa Rodrigues

O projeto, agora distinguido na categoria Clinical Outcomes,  consiste na implementação de um programa de reabilitação digital, através de uma aplicação (app) para smartphone, que permite a comunicação entre utentes e profissionais  e a monitorização dos pacientes submetidos a artroscopia total do joelho.

Tiago Araújo, Olga Ribeiro; Elsa Rodrigues; Carlos Alberto; Bruno Marinho

“Através desta aplicação móvel, é possível, desde o pré-operatório, a preparação física, psicológica e o aumento das capacidades da pessoa para uma melhor experiência cirúrgica, empoderamento no seu processo de reabilitação, bem como na recuperação pós-operatória”.

Pioneiro nesta área, o +Perto, agora em aplicação na área da Ortopedia, deverá vir a ser aplicado a outras especialidades cujo tratamento implique recorrer à enfermagem de reabilitação.

Com uma área de influência de mais de 500 mil habitantes e em que as distâncias e a dispersão geográfica constituem, muitas vezes, uma barreira à obtenção de cuidados, esta aplicação disponibiliza um canal de comunicação e monitorização, para utentes e cuidadores, bem como um programa de exercícios de reabilitação, uma secção de informações úteis com sistema de feedback, uma secção de monitorização e acompanhamento on-time e o “fale com o enfermeiro de reabilitação”, que permite ajudar utentes e cuidadores a tomar decisões relativamente a questões como o tratamento da dor, edema e ferida cirúrgica.

A app +Perto permite ainda a realização de videochamada para acompanhamento de exercícios em tempo real.

Olga Ribeiro, Tiago Araújo e Elsa Rodrigues

O prémio, atribuído pela Health Intelligence Talks And Trends, tem um valor pecuniário de dois mil euros e foi entregue à equipa constituída pelos enfermeiros Tiago Araújo, Elsa Rodrigues, José Ribeiro Nunes, do CHTS e Olga Ribeiro, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, e André Novo, do Instituto Politécnico de Bragança.

Desde 2017 que os Prémios HINTT distinguem projetos tecnológicos relevantes para a segurança do doente, apoio à decisão clínica e eficiência global, e são uma referência no setor da saúde em Portugal, enquanto “montra” de ideias que demonstram a criatividade e o espírito inovador de instituições e startups. StartUp Innovation, Value Proposition, Clinical Outcomes, Patient Safety e Born from Knowledge Awards – BfK são as categorias a concurso.

O programa +Perto venceu na categoria Clinical Outcomes, onde se integram projetos assentes em medidas de promoção e avaliação dos resultados em saúde baseados na experiência do doente e do profissional de saúde e que, como se lê no regulamento do prémio, “priorizem a escolha do doente e as melhores práticas baseadas em evidência”.

Bruno Marinho, Olga Ribeiro, Carlos Alberto, Elsa Rodrigues e Tiago Araújo

Desde 2017 que os Prémios HINTT distinguem projetos tecnológicos relevantes
para a segurança do doente, apoio à decisão clínica e eficiência global, e são
uma referência no setor da saúde em Portugal, enquanto “montra” de ideias que
demonstram a criatividade e o espírito inovador de instituições e startups.
StartUp Innovation, Value Proposition, Clinical Outcomes, Patient Safety e Born
from Knowledge Awards – BfK são as categorias a concurso.

Fizeram parte do Júri: José Martins Nunes (Presidente do Júri); Nuno Sousa;
Ana Paula Martins; Jorge Penedo e Maria de Belém Roseira.