Finalista Prémio Investir em Saúde 2022

Jornal de Negócios e a Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, cientes da importância da tecnologia enquanto vector de melhores resultados em saúde associam-se, uma vez mais, na realização da 7ª edição da conferência Investir em Saúde

A tecnologia é crítica para potenciar diferentes dimensões da saúde. Da investigação à prática clínica, contribuindo inclusive para a melhoria do acesso aos cuidados, interessa compreender o valor que aporta e reflectir sobre como dotar e transformar o sistema para rentabilizar ao máximo esse potencial e colocá-lo ao serviço dos doentes.

A conferência Investir em Saúde é realizada com o apoio institucional da APAH – Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, e tendo como Knowledge Partner, a Accenture.

Tal como anos anteriores, tem associado o Prémio “Investir em Saúde”, já na sua 4ª edição, que pretende reconhecer e premiar as melhores práticas nacionais na área da saúde, nas categorias Adoção de tecnologiaOrganização centrada no doente e Value-Based Healthcare.

O +PERTO foi um dos projetos finalistas deste prémio, na categoria de Adoção de tecnologia, onde foram apresentados vários exemplos de práticas de adoção de tecnologia que tenham permitido melhores resultados no serviço/entidade em causa.

Trabalho finalista, em forma de e-poster

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2022 decorreu a conferência  7ª Conferência Investir em Saúde, com o tema “Mais tecnologia, melhores resultados”, no pavilhão do conhecimento em Lisboa, onde foi apresentado em forma de e-poster o Programa de Enfermagem de Reabilitação Tecnológico, que figurou entre os finalistas do Prémio Investir em Saúde, edição 2022.

Foram autores deste trabalho Tiago Araújo (Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação CHTS), Elsa Rodrigues (Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação CHTS), José Ribeiro Nunes (Diretor de Enfermagem CHTS), André Novo (Docente IPB) e Olga Ribeiro (Docente ESEP).

Em representação do +PERTO e do CHTS estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios: Elsa Rodrigues, José Ribeiro Nunes e Tiago Araújo.

Elsa Rodrigues, José Ribeiro Nunes e Tiago Araújo

José Ribeiro Nunes, Elsa Rodrigues e Tiago Araújo

Notícia Jornal de Negócios

Filipe S. Fernandes

27 de Setembro de 2022 às 15:00

Uma app para a recuperação

Este projeto surgiu para aproximar as duas unidades do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS)dos seus utentes distribuídos por uma grande área, tendo arrancado no serviço de ortopedia. O +PERTO é um programa de reabilitação digital e um canal de comunicação através de uma aplicação para pessoas submetidas a operações de artroplastia total do joelho. Através da app é possível fazer preparação física, psicológica e pré-operatória para o aumento das capacidades do doente para uma melhor experiência cirúrgica, e o empoderamento no seu processo de reabilitação e recuperação pós-cirúrgica. Este programa está dividido em três fases: preparação, hospitalização e recuperação, cada uma com iniciativas presenciais e que envolvem a app. Como principais parceiros, este projeto contou com profissionais de saúde e peritos na área da reabilitação, docentes e investigadores da Escola Superior de Enfermagem do Porto e do Instituto Politécnico de Bragança e do departamento de informática do CHTS, em colaboração com uma empresa de informática externa.

Categoria – Adoção de tecnologia

Projeto – +PERTO – Programa de Enfermagem de Reabilitação Tecnológico

Instituição – Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa


7ª Conferência Investir em Saúde 1ª Parte
7ª Conferência Investir em Saúde Entrega de Prémios