
É com grande entusiasmo que anunciamos a publicação do artigo “𝑽𝑨𝑳𝑰𝑫𝑨ÇÃ𝑶 𝑫𝑶 𝑷𝑹𝑶𝑮𝑹𝑨𝑴𝑨 𝑫𝑬 𝑬𝑵𝑭𝑬𝑹𝑴𝑨𝑮𝑬𝑴 𝑫𝑬 𝑹𝑬𝑨𝑩𝑰𝑳𝑰𝑻𝑨ÇÃ𝑶 𝑻𝑬𝑪𝑵𝑶𝑳Ó𝑮𝑰𝑪𝑶 𝑷𝑨𝑹𝑨 𝑷𝑬𝑺𝑺𝑶𝑨𝑺 𝑺𝑼𝑩𝑴𝑬𝑻𝑰𝑫𝑨𝑺 𝑨𝑹𝑻𝑹𝑶𝑷𝑳𝑨𝑺𝑻𝑰𝑨 𝑫𝑶 𝑱𝑶𝑬𝑳𝑯𝑶” na prestigiada revista Texto e Contexto Enfermagem. Este estudo representa um avanço significativo na integração da tecnologia na reabilitação, oferecendo novas perspetivas para a preparação e recuperação de pessoas submetidos a artroplastia total do joelho.
Este trabalho está inserido no percurso do Programa Doutoral em Ciências da Enfermagem (ICBAS/ ESEP) pelo Tiago Araújo, onde conta com a valiosa orientação do Professor Doutor André Novo e da Professora Doutora Olga Ribeiro.
RESUMO
Objetivo: validar um Programa de Enfermagem de Reabilitação Tecnológico para pessoas submetidas a artroplastia total do joelho.
Métodos: estudo qualitativo, realizado por meio de focus group, com 12 enfermeiros, considerados peritos na área de reabilitação. O Programa foi desenvolvido com recurso de uma tecnologia digital, do tipo aplicativo para dispositivo móvel. Os peritos avaliaram a estrutura do Programa, os conteúdos disponibilizados às
pessoas submetidas a artroplastia total do joelho no pré-operatório e pós-operatório e as estratégias de acompanhamento e comunicação com o enfermeiro.
Resultados: após a validação de conteúdo pelos peritos, a versão final do Programa integrou três áreas temáticas e suas respetivas categorias: Programa de Reabilitação (Fases do Programa, Operacionalização do Programa, Planos de exercícios incluídos no Programa); Informação Útil (Preparação para a cirurgia, Cuidados a ter durante a recuperação cirúrgica); e Canal Comunicacional com o Enfermeiro (Fale com enfermeiro de reabilitação, Autoavaliação da condição de saúde e Ajuda na tomada de decisão).
Conclusão: os contributos dos peritos permitiram alcançar a validade de conteúdo do Programa e, consequentemente, melhorar a literacia do paciente sobre o procedimento, prevenção de complicações e autocuidado; instrumentalização do paciente para a realização dos planos de exercícios nos períodos pré e pós-operatório; e a comunicação com o enfermeiro pelo aplicativo.
O artigo teve como autores:
Tiago Araújo (Doutorando em Ciências da Enfermagem ICBAS/ ESEP);
Elsa Rodrigues (Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação);
Mariana Mendes (Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina);
José Ribeiro Nunes (Enfermeiro Diretor CHTS);
André Novo (Professor Doutor – Instituto Politécnico de Bragança);
Olga Ribeiro (Professora Doutora – Escola Superior de Enfermagem do Porto)
Descubra mais sobre como este programa pode contribuir transformar os cuidados de reabilitação!

Texto & Contexto Enfermagem é a revista do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi criada em janeiro de 1992, tendo sua primeira edição publicada em junho de 1992. O seu Regimento Interno foi aprovado em julho de 1992, com atualizações periódicas, sendo sua última versão homologada em 2021.
A Texto & Contexto Enfermagem é um periódico de circulação internacional. Publica artigos técnico-científicos relacionados à área da Saúde e, em especial, da Enfermagem, no formato livre acesso em português, inglês ou espanhol, sendo uma das versões do artigo obrigatoriamente em inglês.
