
No passado dia 8 de maio, entre as 18h00 e as 20h00, o Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) realizou o 1º Webinar, a nível nacional, que contou com mais de 150 participantes de norte a sul do país.
O Webinar foi iniciado pelo Enfermeiro Diretor da ULSAC, José Manuel Chora, o qual salientou “a importância do Núcleo para a Instituição e para a Enfermagem” e teve o apoio da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER), contando também com a presença do seu Presidente, o Enfermeiro Belmiro Rocha.

Os Enfermeiros Especialistas Gonçalo Pedro e Patrícia Gonçalves da ULSAC apresentaram a forma como avaliam o risco de deglutição comprometida e definem as intervenções de Enfermagem de Reabilitação adaptadas ao risco, nos utentes da Unidade de Cuidados Intensivos da ULSAC. Seguiu-se a Enfermeira Especialista Maria Rosário Fortunato, também da ULSAC, que trouxe à discussão estratégias para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos utentes com doença ameaçadora de vida, através das intervenções do Enfermeiro Especialista em Reabilitação. O programa +PERTO foi apresentado pelo Enfermeiro Tiago Araújo, da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, partilhou o Programa +PERTO, um programa tecnológico inovador de Enfermagem de Reabilitação. Este programa, projetado para aproximar os utentes dos recursos de reabilitação por meio da tecnologia, é claramente revolucionador, oferecendo uma abordagem mais personalizada e eficaz. Foi destacado ainda o seu papel inovador na reabilitação pós-artroplastia total do joelho. A aplicação móvel foi elogiada por sua capacidade de aproximar pacientes dos recursos de reabilitação de forma personalizada e eficaz.


